Um fórum promovido pelo Sesc Santa Maria tem o objetivo de capacitar professores da rede pública sobre o ensino de culturas indígenas e afro-brasileiras. As atividades vão ocorrer entre 3 e 5 de agosto, totalmente online, das 19h às 21h.
Teste de nova vacina contra Covid já tem pelo menos 350 voluntários na UFSM
O História e Cultura Indígenas e Afro-brasileiras na Escola: Percursos e Desafios é feito em parceria com prefeituras municipais. Na região, Quevedos, Júlio de Castilhos, Dilermando de Aguiar, Toropi, Pinhal Grande, Santiago, Itaara e Jari confirmaram a participação de professores das redes municipais.
As atividades serão comandadas pelos pesquisadores Bruno Ferreira Kaingang e Maria Rita Py Dutra. Ferreira é especialista em educação, diversidade e cultura e pesquisa políticas públicas para a educação escolar indígena. Ele também é o primeiro doutor indígena pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).
Já Maria Rita é doutora em educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ela é autora de um estudo sobre cotistas negros na UFSM e o mundo do trabalho.
A terceira participação é do escritor, palestrante e psicólogo Rossandro Klinjey. Ele é consultor da Rede Globo em temas relacionados a comportamento, educação e família, no programa Fátima Bernardes, além de colunista da Rádios CBN.
Prefeituras interessadas em proporcionar essa atividade para a sua rede escolar devem entrar em contato com o Sesc Santa Maria por meio da agente de Cultura e Lazer Fabrícia Perini pelo (55) 99919-1383; ou do gerente da Unidade, Flávio Dias, pelo (55) 98428-4480. As inscrições seguem abertas até o dia 13 de julho.
HISTÓRIA E CULTURA INDÍGENAS E AFRO-BRASILEIRAS NA ESCOLA
CULTURAS INDÍGENAS
- 3 de agosto, 19h
- Com Bruno Ferreira Kaingang
- Duração: 2h
CULTURA AFRO-BRASILEIRA
- 4 de agosto, 19h
- Com Maria Rita Py Dutra
- Duração: 2h
DIVERSIDADE NO COTIDIANO
- 5 de agosto, 19h
- Com Rossandro Klinjey
- Duração: 50min